Um novo desafio viral nas redes sociais vem colocando em risco a segurança e privacidade de crianças e pré-adolescentes brasileiros. Chamado de “Se Garante na Beleza?”, a dinâmica envolve menores de idade, principalmente entre 8 e 13 anos, enviando suas fotos e informações pessoais para perfis dedicados a esse “concurso” no Instagram e TikTok.
Ao som de funks com letras explícitas e maliciosas, as imagens dos participantes “escolhidos” são divulgadas publicamente para milhares de seguidores, junto com dados como nome e idade. Nos comentários, outras crianças imploram para também serem selecionadas.
Mas o que pode parecer uma brincadeira inofensiva esconde sérios riscos. Especialistas alertam que essas fotos podem acabar em sites pornográficos, redes de pedofilia ou virar material para montagens maliciosas, os chamados deepfakes. Tudo isso sem o conhecimento e consentimento dos pais.
Psicólogos explicam que o desafio explora a necessidade de autoafirmação e aceitação tão comum nessa faixa etária. Com a autoestima cada vez mais atrelada a likes e seguidores, os jovens se expõem sem medir as consequências.
Para proteger as crianças, é fundamental respeitar a idade mínima de 13 anos nas redes sociais e supervisionar de perto o uso que elas fazem da internet. Além disso, o diálogo em casa e na escola sobre segurança digital nunca foi tão necessário.
Fonte: G1 Educação