As eleições de 2024 na Bahia foram marcadas por uma série de crimes eleitorais, com 49 ocorrências registradas até as 12h deste domingo (6) em 33 municípios do estado. De acordo com informações da Polícia Civil, 48 pessoas foram presas em flagrante por delitos como compra de voto, boca de urna, transporte irregular e ameaça.
Um caso que chamou a atenção aconteceu em Nova Canaã, no sul do estado, onde um homem foi preso suspeito de coagir eleitores com uma arma. Policiais militares da 8ª Companhia Independente receberam denúncias e, durante as diligências, localizaram o indivíduo transportando eleitores de forma irregular em um veículo. Com ele, foi encontrado um revólver calibre 38.
Outro episódio preocupante ocorreu em Guaratinga, no extremo sul baiano, onde três homens foram presos pela PM por ameaçarem eleitores com pistolas falsas perto de uma seção eleitoral. As réplicas de arma de fogo foram apreendidas e os suspeitos, detidos e encaminhados à delegacia.
Flagrantes de crimes eleitorais também foram registrados em outras 31 cidades baianas, evidenciando a necessidade de uma ação enérgica das autoridades para coibir tentativas de fraude e garantir a lisura do pleito.
Cerca de 34 mil policiais e bombeiros estão empenhados na Operação Eleições 2024 na Bahia, que será encerrada às 7h da segunda-feira (7). A expectativa é que a presença ostensiva das forças de segurança iniba novas ocorrências e assegure um processo eleitoral transparente e democrático.
Fonte: G1 Bahia